Periodontia

Doença Periodontal

Tudo começa com a placa bacteriana que se localiza sobre a linha da gengiva (ao nível do colo dos dentes).

Placa é uma camada fina e invisível de bactérias que se forma constantemente sobre os dentes. Se você naõ remove a placa de seus dentes diariamente com a escovação e o uso do fio dental, estas bactérias provocarão irritação na gengiva, podendo causar gengivite.

Com o tempo, a placa pode se instalar abaixo da linha da gengiva e as suas toxinas (venenos) podem, em muitos casos destruir o tecido gengival e o osso de suporte.Este é o estágio mais avançado da doença periodontal chamado periodontite.

Quem pode ter doença periodontal?
Apesar da doença periodontal poder ocorrer em qualquer idade, suas formas mais severas costumam atingir os adultos. De fato, após os 35 anos, 3 entre 4 adultos apresentam algum tipo de doença periodontal.
Como eu posso saber se eu a tenho?
Somente o dentista pode dizer se você tem doença periodontal. Esta é uma razão pela qual exames peiódicos são tão importantes.
Se você perceber sensibilidade, sangramento gengival ou uma mudança na disposição de um ou mais dentes, você precisa procurar um dentista.
Como a doença periodontal é tratada?
Nos estágios iniciais de periodontite, o dentista pode tratar a doença através da profilaxia e raspagem abaixo da linha da gengiva,através de intrumentos manuais e ultrassom. Estágios mais avançados da periodontite além dos procedimentos acima, podem também requerer algum tipo de cirurgia para ajudar a salvar o dente.
Você pode ter gengivite se:
  • a sua gengiva estiver vermelha, inchada ou flácida ;
  • a sua gengiva sangra quando você escova os seus dentes ou quando usa fio dental.
Você pode ter periodontite se:
  • a sua gengiva separa-se dos dentes;
  • existe pus entre os dentes e a gengiva;
  • existe alguma mudança na disposição dos seus dentes;
  • seus dentes estão soltos ou balançando;
  • você percebe mau hálito ou gosto ruim na sua boca.
Como eu posso prevenir?
Escove e use o fio dental todos os dias após cada refeição, para remover a placa e manter gengivas e dentes sadios. Fique atento para qualquer sinal de aviso da doença periodontal. Visite o dentista regularmente para exames profissionais, profilaxia e tratamentos.

 Marque sua consulta ou tire dúvidas