Quero fazer um Implante mas tenho medo, o que fazer?

Blog Comentários desativados
Cada dia mais procurados, os implantes devolvem, literalmente, o sorriso dos pacientes.
O método ainda é o que há de mais moderno quando o assunto é reposição dentária.
O “novo dente” não precisa ser removido, garante a mesma força de mastigação, não cai nem amolece e não precisa ser substituído em condições normais. 
Esse “medo” de implante é bastante comum porque antigamente a cirurgia de implantes era feita de maneira empírica, ou seja, cada dentista tinha sua própria técnica o índice de insucesso era alto. Hoje em dia, utilizando a técnica adequada, raramente haverá perda de implante, salvos os casos de infecção e outras complicações.

Outro fator é o da dor.O senso comum é que dói muito a colocação do implante, e as pessoas se apavoram com a idéia de ter um parafuso fincado no osso. Se esse pensamento lhe vier à mente, é só pensar no implante como uma extração ao contrario. Se você já suportou bem uma extração, com certeza suportará o implante, porque o implante, de longe, é menos doloroso que a extração. A estrutura óssea é menos inervada e, por isso, menor sensação dolorosa provoca ao ser preparada para a colocação do implante.
Uma dúvida freqüente também é se o corpo rejeita os implantes. Isso dificilmente acontece porque os implantes são confeccionados em titânio, metal 98% biocompatível. Quando essa rejeição (falha da integração entre implante e osso) acontece, geralmente se dá em fumantes e em pacientes diabéticos não-compensados. O motivo da rejeição costuma ser a menor vascularização na região do implante, o que é bastante comum nesses pacientes. E deixemos bem claro que rejeição é bem diferente de perimplantite. Perimplantite é parecida com a periodontite, que causa perda óssea e faz os dentes ficarem moles. A causa de ambas normalmente é a má higiene, ou seja, a culpa não é do dentista.

Tendo esclarecidos esses receios iniciais, deixe o medo de lado e faça um favor a si mesmo e ao seu sorriso, faça o implante. O que você ganhará em autoestima e bem estar com certeza compensará.